RIO GRANDE DO SUL
Segundo a MetSul, massa de ar polar trará frio extremo
   
A grande maioria das cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina começará o sábado com mínimas perto de 0ºC ou negativas.

Por ESTAEL SIAS - METSUL
17/08/2022 16h11

Uma enorme massa de ar frio começa a ingressar no Brasil nesta quinta-feira e vai derrubar a temperatura em estado do Norte, Centro-Oeste, do Sudeste e o Sul do Brasil, trazendo marcas baixas até em algumas cidades da Bahia, quando o ar frio passar a atuar mais sobre o Atlântico. Trata-se da terceira grande incursão de ar frio de trajetória continental neste ano no país. O ar frio será precedido por uma frente fria de forte atividade que vai avançar nesta quinta-feira pelo Sul, o Centro-Oeste e setores mais a Oeste da Região Sudeste com chuva em grande número de municípios, além de temporais que podem trazer rajadas de vento forte e queda de granizo.

A temperatura despenca nesta quinta nos estados do Sul, Mato Grosso do Sul, extremo Oeste de São Paulo e no Oeste do Mato Grosso. O ar frio vai ingressar com fortes rajadas de vento em um grande número de cidades, sobretudo do Centro-Oeste e do Sul do Brasil, o que vai trazer sensação térmica muito baixa. No começo da sexta-feira, nos pontos mais altos do Sul do Brasil, entre os Campos de Cima da Serra e o Planalto Sul Catarinense, as fortes rajadas de vento com temperatura negativa podem trazer sensação térmica em alguns momentos de até 10ºC a 15ºC abaixo de zero.

Na maioria das cidades do Sul do Brasil, a sensação no final da quinta e no começo da sexta estará entre 0ºC e 5ºC negativos, considerando a equação de sensação do National Weather Service dos Estados Unidos que é a mais atualizada e moderna.

Passada a frente fria, um centro de alta pressão significativo vai se instalar no Sul do Brasil entre sexta e sábado.

Mínimas muito baixas já ocorrem, mesmo com nuvens, no início da sexta-feira, mas a alta pressão polar sobre o Sul do Brasil vai inibir nebulosidade e o tempo vai estar muito aberto com céu claro, perfil muito seco da atmosfera e vento calmo na noite de sexta para sábado, que será a mais gelada neste episódio. Isso vai determinar um resfriamento noturno muito pronunciado com um amanhecer de sábado de marcas congelantes no Sul do Brasil. O amanhecer do sábado deve ser o mais gelado do ano até agora em vários pontos do Sul do país com mínimas abaixo de zero em centenas de cidades

A grande maioria das cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina começará o sábado com mínimas perto de 0ºC ou negativas. Marcas abaixo de zero são esperadas em elevado número de localidades. A Campanha e fronteira com o Uruguai devem ter -2ºC a 0ºC. A região de Santa Maria, no Centro, pode descer a 1ºC. Baixadas do Noroeste gaúcho podem marcar até -1ºC ou -2ºC. A área de Passo Fundo deve anotar 0ºC, mas com até -3ºC a -2ºC em baixadas do Planalto. Na região de Soledade, mínimas tão baixas quando -5ºC a -6ºC em baixadas. O frio será intenso no começo do sábado também em Porto Alegre, onde no Jardim Botânico os termômetros podem marcar 3ºC ou 4ºC. No Centro, mínimas de 5ºC a 6ºC. Bairros da cidade mais afastados como do Norte, da zona Leste e do Sul da capital podem anotar 1ºC ou 2ºC. Na área metropolitana, marcas de 0ºC a 2ºC em diversos pontos no amanhecer do sábado. O frio persiste ainda nas madrugadas de domingo e da segunda-feira, entretanto com tendência de elevação da temperatura. No domingo, Porto Alegre amanhece com 6ºC, mas em baixadas dos Aparados da Serra, na região de Ausentes, o frio será extremo com mínimas tão baixas como -3ºC ou -4ºC, não se descartando até -5ºC em um ponto ou outro. No Planalto Sul Catarinense, mínimas em baixadas de -4ºC a -6ºC. Na segunda, 9ºC no amanhecer da capital gaúcha e ao redor de 0ºC nos Aparados.

TARDES MUITO FRIAS

Com a potência da massa de ar polar, o frio não vai se limitar à noite e são esperadas tardes de muito frio na quinta e na sexta-feira. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná, a tarde de quinta terá marcas abaixo de 10ºC em muitas cidades, especialmente em cidades de altitude. Nuvens, chuva em alguns locais e vento vão acentuar a sensação de frio. Na sexta, mesmo com sol e tempo aberto, mais uma tarde fria no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, embora com máximas mais altas que na véspera. A temperatura sequer vai chegar aos 10ºC em alguns pontos de maior altitude, apesar do sol.

GEADA SERÁ AMPLA NO SUL DO BRASIL

Na sexta, já deve gear em algumas cidades e com risco de geada negra em alguns municípios de maior altitude pelo vento. No sábado, a geada será muito ampla e deve começar a se formar em vários pontos de maior altitude já no final da tarde ou noite da sexta.



A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul: https://metsul.com/enorme-massa-de-ar-polar-trara-frio-extremo-e-chance-de-neve/ .


   

  

menu
menu