RIO GRANDE DO SUL
É de Palmeira das Missões o Grande Campeão da raça Murray Grey na Expointer
   
Touro da Cabanha Guarita, de Palmeira das Missões, foi o grande destaque da raça australiana na exposição

Por Associação Brasileira de Murray Grey e Greyman.
02/09/2022 00h58

Os exemplares de argola da raça Murray Grey, que participa pela segunda vez da Expointer, entraram em pista para julgamento na tarde desta terça-feira (30/8).

O touro tatuagem 158,box 1297, de Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho, da Cabanha Guarita, de Palmeira das Missões (RS) levou o título de Grande Campeão. O reprodutor de 12 meses pesa 734 quilos.

A fêmea Grande Campeã é de tatuagem 136, box 1303 e 528 kg, também pertencente ao criatório de Palmeira das Missões, que foi pioneiro da raça no Brasil, em 2013. Ardenghy é o presidente da Associação Brasileira de Murray Grey e Greyman (ABMGG).

 Em pista, os 21 animais foram submetidos ao olhar rigoroso do uruguaio Carlos Daniel Sención Arellano, expositor e cabanheiro desde 1977, que pela primeira vez foi jurado no Brasil. “Não vinha a Esteio há mais de 40 anos e estou muito satisfeito de estar aqui. A Murray Grey é a raça do futuro, porque tem as condições adequadas para viver no banhado, na terra ou em qualquer lugar. Seu pelo branco e pele preta o tornam perfeitamente adaptado às condições provocadas pelo calor e a grande incidência de sol. É a raça ideal para o Brasil”, explica Arellano.  

No Brasil, a raça Murray Grey tem criadores no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Rondônia.


   

  

menu
menu