COLUNISTA
E o tempo passando
   
Por: Tobias Medeiros. Edição impressa de 25-03-2022.

Por Jornal A Madrugada.
24/03/2022 23h37

Enquanto escrevo algum assunto, os segundos do nosso tempo passam rapidamente, ou nem tão rápido assim, depende do que pensamos, ou fazemos. Tudo é relativo, às vezes horas é pouco tempo, aí também cabe o relativo.

Os anos passam, vem as lembranças de alguma coisa acontecida, também neste caso cabe o relativo, ou não? Quando a lembrança é boa, nos parece que passou rapidamente aquele fato, aquela lembrança interessante. Quando a lembrança é ruim queremos até esquecer, às vezes esquecemos. Tudo é  relativo, inclusive as distâncias, pois pensem bem no instante em que nos colocamos no nosso planeta dizemos que estamos distantes da lua, distante relativo a quê? O assunto tempo é bem complexo para explicar, e explicamos da forma mais simples dizendo que “ o tempo é relativo”, esta é  a forma mais simples de tentar explicar á questão tempo. 

Quem explicou na forma física a questão tempo foi Albert Einstein complementando estudos precedentes do físico neerlandês Hendrik Lorentz. Leia Wikipédia. Escreveram assim:

“A Teoria da Relatividade afirma que o tempo não é igual para todos, podendo mudar de acordo com três variáveis: velocidade, gravidade e espaço.”

Tentar trazer para os sentimentos humanos todas estas fórmulas físicas não sei se é possível, uma coisa é a matemática, outras são coisas sentidas pelos seres humanos como dores, sentimentos, sensações, emoções, por aí. Todos esses dizeres tento introduzir para explicar os sentimentos de dores físicas que sentimos quando temos algo em nosso corpo, alguma doença, se faz cirurgias, sente-se muito, sofremos, aí nos vem à cabeça nesses momentos o que Jesus sofreu, também seus seguidores, seus apóstolos. É a inspiração para que nos console, aguentar tudo calado, assim penso, também fico sabendo de pessoas que perderam alguém na família, que tem doenças graves, fique firme, Deus dará força, acredite.


   

  

menu
menu