REGIÃO
Padre Nildo assume como Vigário Forâneo
   

Por Divulgação.
24/09/2025 09h58

Na noite de 21 de setembro, em Missa presidida pelo bispo Dom Antônio Carlos Rossi Keller, na catedral de Frederico Westphalen, nosso pároco, Padre Nildo Moura de Melo OSFS, assumiu a missão de Vigário Forâneo da Forania São Tiago Apóstolo de Palmeira das Missões. A comunidade paroquial rende graças ao bom Deus pela nova missão do padre Nildo – OSFS.

A Forania São Tiago, compreende as paróquias de Palmeira das Missões, Jaboticaba, Novo Barreiro, Cerro Grande, São José das Missões, Constantina e Liberato Salzano – e os demais municípios que fazem parte das paróquias. Como padre Nildo, mais seis sacerdotes da diocese de Frederico Westphalen também assumiram a missão, cada qual em uma das demais Foranias. 

FORANIA  -  Na estrutura da Igreja Católica, há uma organização que visa facilitar a administração pastoral e a evangelização em áreas mais amplas, agrupando paróquias para melhor desenvolver a missão conforme as diretrizes da Diocese.

VIGÁRIO FORÂNEO - O Vigário Forâneo lidera a forania em nome do bispo, realiza a supervisão nas paróquias e promove a melhor comunhão eclesial, solidariedade, cooperação entre paróquias e o fortalecimento da fé. Mantém a unidade com o bispo diocesano e todos os organismos da diocese. É um irmão que serve pela liderança e comunhão.

Segundo o Bispo Diocesano Dom Antônio Rossi Keller, “Este passo não é apenas administrativo, mas profundamente eclesial. Ele responde ao chamado da Igreja que pretende ser uma Igreja que caminha junta, escuta, dialoga e age em comunhão. As Foranias são estruturas previstas no Código de Direito Canônico (cân. 553-555) como instrumentos de coordenação pastoral, comunhão fraterna entre o clero, as paróquias e de proximidade com o Bispo Diocesano”.

Com a posse dos vigários forâneos, a Diocese de Frederico Westphalen passa a contar oficialmente com sete Foranias, cada uma com seu patrono apostólico, simbolizando os pilares da nossa missão e com os sete vigários forâneos:   1. São Mateus Evangelista: Pe. Silvério Pikua; 2. Forania São Marcos Evangelista: Côn. Leandro Piffer; 3. Forania São Lucas Evangelista: Pe. Gilberto Giacomoni; 4. Forania São João Evangelista: Pe. Rafael Romiti Liberalesso; 5. Forania São Pedro Apóstolo: Pe. Cláudio Miro Monteiro; 6. Forania São Paulo Apóstolo: Pe. João Paulo Pascoal; 7. Forania São Tiago Apóstolo: Pe. Nildo Moura de Melo OSFS.

Dom Antônio convida a todos — sacerdotes, agentes de pastoral, fiéis leigos — a acolherem esta nova etapa com fé, entusiasmo e disponibilidade. Que as Foranias se tornem verdadeiras “casas da comunhão”, onde se respira o Espírito de Pentecostes, onde se escuta a voz do Senhor e se responde com coragem ao seu chamado.

(Cleusa Medianeira da Cruz Bueno – PASCOM/ Foto: Diocese)


   

  

menu
menu