DESENVOLVIMENTO
Escritório de Inovação é inaugurado na UFSM-PM
   
Evento ocorreu no Campus da Universidade e reuniu lideranças regionais.

Por A Madrugada.
15/12/2022 10h13

Na manhã desta quarta-feira, dia 14, aconteceu na UFSM – Campus Palmeira das Missões a inauguração do Escritório Local de Inovação Rio da Várzea, o qual tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, inovação e desenvolvimento regional em 20 municípios componentes do COREDE Rio da Várzea.

Na oportunidade estiveram presentes o diretor do Campus, Luiz Anildo Anacleto da Silva; presidente do Corede-RV, Vergilio Casani; Professor da UFSM-PM Nelson Machado Pinto, que é Diretor do Corede e Coordenador do Projeto Escritório Local de Inovação Rio da Várzea; prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing; a Sicredi Raízes esteve representada pelos gerentes locais Jairo Wolff e Tiago Broetto, além da coordenadora da área de Desenvolvimento do Cooperativismo, Jaqueline Malheiros, do assessor de Planejamento Estratégico, João Breem, e da gerente de Negócios, Daniela Azeredo; a Sicredi Região da Produção esteve representada pelo presidente Saul João Rovadoscki; a Sicredi Conexão foi representada por Diogo Baggiotto, Ass. Processos e Qualidade; a startup de inovação Whydea esteve representada por Guilherme Vargas, Leonardo Rampanelli e Sandro Silva. Ainda, acompanharam o evento a vereadora Karin Uchoa, representando o Poder Legislativo, o secretário municipal de Administração, Carlos Santos; Alexandre Kuchak, presidente do Sindilojas; docentes e discentes da UFSM ligados ao projeto.

O projeto nasceu de uma parceria entre a UFSM – Campus Palmeira e o Corede-RV, e obteve apoio da instituição financeira cooperativa Sicredi, através das cooperativas Raízes, Conexão e Região da Produção. Neste processo, a startup de inovação Whydea será fundamental para implementar as ações do Escritório de Inovação, que diagnosticará problemas de gestão e vai propor melhorias em processos de gestão em microempresas e órgãos públicos destes 20 municípios, através de capacitações para gestores da região, como de minicursos, além de especializações com jovens, relacionadas ao empreendedorismo, inovação e gestão de negócios para fomento e consolidação do empreendedorismo a longo prazo. Também é projetada a criação da Agrofeira Rio da Várzea, que servirá como espaço de comercialização direta de alimentos dos agricultores para os consumidores dos municípios do Corede e articulação de espaços físicos regionais de incubação de pequenos empreendimentos (startups).

Tendo sucesso na realização destas atividades do Escritório de Inovação, as quais tem expectativa de cinco anos, será pautada a construção de um Centro de Inovação dentro do Campus da UFSM – PM.


   

  

menu
menu