150 adolescentes e jovens receberam sacramento da crisma

Por Cleusa Medianeira da Cruz Bueno- PASCOM fotos – Ricardo de Mello- Pascom
18/11/2025 09h58

A comunidade da Paróquia Santo Antônio viveu e participou da celebração onde foi concedido o Sacramento da Crisma a jovens e adultos no dia 16 de novembro de 2025, ANO SANTO, Ano Jubilar, Ano da Esperança. Em Missa Solene, presidida pelo Monsenhor Luiz Dalla Costa, concelebrada pelo Pároco Padre Nildo Moura de Melo e Vigários Yves Elisma e Haroldo Xavier que é o orientador da catequese, 150 jovens da paróquia receberam o Sacramento da Confirmação, sendo 85 adolescentes e 30 jovens-adultos da Matriz. Os mesmos foram preparados por 130 catequistas na paróquia, 47 catequistas atenderam os catequisando da comunidade matriz. Segundo as coordenadoras Sidônia T. Westphalen e Marisa R. Donati, houve uma grande união entre os familiares, catequistas, jovens e adolescentes, promovendo um crescimento espiritual consciente e edificante. A participação da família é fator importante para a participação e conclusão das etapas que constituem a Iniciação Cristã. O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Crisma, pertence, juntamente com o batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada batizado que pede à Igreja esse dom [Espírito Santo]. Dessa forma, o sacramento encoraja e fortalece cada um, cada uma, para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

O Sacramento da Crisma, pelo número de crismandos, padrinhos e familiares, precisou ser em duas celebrações, uma às 10h e outra às 14 h. Monsenhor Luiz Dalla Costa, em sua homilia falou da importância de seguir e amar Jesus. Nunca desistir, nem desanimar, confiar, ter fé, crer no amor infinito e misericordioso de Deus. Ele não nos deixa sós.

O YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica – afirma que “ser Confirmado-Crismado significa fazer um acordo com Deus. O confirmado diz: “Sim, eu creio em Ti, meu Deus! Dá-me o Teu Espírito, para que eu te pertença totalmente, nunca me separe deTi e te testemunhe com o corpo e com a alma, durante toda a minha vida, em obras e palavras, em bons e maus dias!”. E Deus diz: “Sim, Eu também creio em ti, Meu filho, e te darei o Meu Espírito e até a mim mesmo, pertencer-te-ei totalmente, nunca me separarei de ti, nesta e na vida eterna, estarei no teu corpo e na tua alma, nas tuas obras e nas tuas palavras mesmo que me esqueças, estarei sempre aqui, em bons e maus dias”.

menu
menu