Dia de campo encerra ações do programa Juntos para Competir na área de pecuária de corte |
|
A Fazenda Librelotto, em Boa Vista das Missões, sediou dia de campo de encerramento do programa Juntos para Competir - Edição em parceria com a Cotrijal - na terça-feira, dia 10 de dezembro. Esse projeto é capitaneado pela Farsul, Senar/RS e Sebrae/RS e faz parte do programa de Produção Integrada em Sistemas Agropecuários (Pisa). Este grupo trabalhou principalmente o sistema de produção baseado na integração lavoura-pecuária.
Foram ministradas palestras sobre tendências neste sistema de produção, bem como maneiras de obter maior eficiência na pecuária. Uma mesa-redonda ainda permitiu ouvir produtores envolvidos no projeto.
Nas palestras explanou o professor Ricardo Zambarda Vaz, que tratou sobre sistemas de produção que incluem cria e recria na fazenda. Também participou o professor Paulo de Carvalho, criador do método do Pisa e pesquisador, ressaltando a importância da pesquisa que chega no campo agregando resultados.
Participaram do encontro lideranças ligadas ao Sistema Sindical Rural, ao Senar/RS, ao Sebrae/RS, de universidades, escolas técnicas e demais convidados. A programação foi encerrada com almoço. Esse projeto se deu graças a vários parceiros e por meio da atuação do Sindicato Rural de Palmeira das Missões.
O presidente do Sindicato Rural de Palmeira das Missões e agropecuarista Ivonei Librelotto destacou a importância de o Estado investir na integração lavoura-pecuária. “Se em outras propriedades fosse adotado esse sistema, de forma intensificada, o Rio Grande do Sul RS teria um rebanho de gado de mais de 50 milhões de cabeças, gerando uma movimentação econômica expressiva e otimizando ainda mais o uso das áreas de terras gaúchas”, defende.